Adriano Moleiro

MENU

BLOG

  • Artigos / 07 de Fevereiro de 2017

    MOTIVA-AÇÃO - ESTÍMULOS QUE GERAM ENERGIA E ATITUDE! - Adriano Moleiro


    "Porque nós sempre queremos mais! Fomos programados para buscar e conquistar".

    Começo com essa frase para lembrar que sempre queremos mais, que é do nosso espirito querer! Alguém já ouviu uma pessoa agradecer a Deus e pedir que Ele pare de enviar bênçãos? No momento de fazer a oração antes de dormir: “Obrigado senhor por esse dia maravilhoso, realmente fui muito abençoado hoje, agora está bom, pode parar de me abençoar, não quero mais! ” Parece engraçado, não é? Sabe por quê? Simples, nós não somos assim, nós queremos sempre mais.

    E nessa incessante vontade de querer mais as pessoas perdem o foco nos objetivos primários, direcionam as energias em caminhos que podem levar a ganância exagerada, e acabam tentando conquistar tudo a qualquer custo. O objetivo desse texto é convidar você para uma descoberta dos motivos que levam cada um a agir. Qual o seu motivo que gera a energia para que você levante de manhã e deixe o seu filho na escola, vá para a academia ou vá trabalhar?

     

    Motivo+Ação!

           Qual é o motivo que gera sua ação? Já ouviu falar que motivação não dura? Que é praticamente impossível que uma pessoa se mantenha motivada por um longo período de tempo e que terá momentos de desânimo e perda de foco? Claro, somos humanos, não máquinas programadas. Aí eu lhe pergunto, e o banho, dura? É claro que não, por isso renovamos todos os dias, é verdade que alguns demoram mais para renovar, de dois em dois dias.  Quanto tempo faz que você não se recicla? Que não renova seus pensamentos e suas atitudes? Será que você ainda aceita se desafiar, ainda se sente motivado? Pessoas especiais se tornam especiais e não é à toa, grandes líderes e formadores de opinião se destacam pela capacidade de terem foco, saber o que querem, saber para onde vão e porquê estão indo.

           Espero que esses questionamentos convidem você a assumir novos desafios e novas atitudes! Em cada etapa da minha vida e carreira eu fui motivado por forças diferentes, cada momento uma razão para levantar de manhã, seja motivado pela vontade de comprar um carro, de estudar ou até mesmo para mudar de trabalho.

           Venho de uma família bem humilde, de avós trabalhadores rurais, conhecidos antigamente como “bóia fria”, chamados assim pelo fato de eles levantarem muito cedo para trabalhar na roça e já levarem as marmitas de comida prontas para comer no horário do almoço quando elas já estavam frias. Eles não eram produtores, trabalhavam na roça de plantação de café e depois cortadores de cana-de-açúcar. Trabalhavam o dia todo sob o sol e só voltavam para casa ao anoitecer. Meus familiares foram meu primeiro parâmetro de motivação, de coragem para encarar desafios! Nessa época eles tinham um objetivo simples, se comparado aos que buscamos hoje em dia: dar um mínimo de dignidade para seus filhos e netos!

     

    Escolhas

    Escolhi utilizar essa lição de vida como aprendizado e valorizar cada conquista alcançada por menor que pareça. Avalie o poder de suas decisões, a força que tem quando escolhe o que vai realizar e direcione o seu foco nesse objetivo. O seu desafio hoje é descobrir o que move essa vontade de escolher algo! De onde você tira forças para continuar. Já percebeu que tem sempre um cachorrinho pequeno normalmente sem raça definida, que encara qualquer cachorro grande? Por que será?  Porque para ele não importa o tamanho do desafio, ele tem a motivação necessária – mesmo que seja o desejo de arrumar encrenca - o importante é a coragem para seguir em frente!

            Qual a diferença entre pessoas que tem essa coragem, que são motivadas e pessoas que não são? A diferença está nas atitudes! Não é por sorte que vencem na vida ou têm mais dinheiro. São as atitudes, pessoas assim dão um passo a mais, o qual muitos não têm coragem de dar! No meu primeiro emprego aos 13 anos, que durou apenas 3 meses, eu confesso que fiquei meio perdido, sem saber para onde ir, mas pude tirar 2 grandes lições: a primeira é: são pessoas motivadas que fazem as empresas e a segunda é que ser demitido é horrível. Ali eu decidi que faria o melhor de mim para que nunca mais passasse por isso e até agora consegui. Em todas as minhas mudanças profissionais as decisões foram minhas. Mas o que motiva você a escolher um caminho? Como está a sua motivação no local de trabalho? É desafiador? É compensador? Você enxerga seus líderes como motivadores, exemplos, consegue olhar para alguém e dizer: Esse me motiva, me faz vir aqui todos os dias e entregar o melhor de mim?

     

    Caminhos

            Tive muitos mentores em meu caminho, alguns nem sabem o que fizeram por mim, porque era eu quem escolhia aprender ao lado deles. Pessoas que me questionaram, se colocaram na posição de me orientar e oferecer caminhos para que eu continuasse. A ideia de mudança de atitude vai muito além disso, quando você busca forças para se levantar do sofá em um dia que parece que não conseguirá sair de casa, quando procura disposição para mudar uma rotina, fazer um caminho diferente, quando age de maneira a deixar de lado o encosto que atrapalhava sua vida!

    A partir do momento em que se incomodar com alguma coisa, com sua situação atual ou algo que lhe faz mal, você começa a sair da sua zona de conforto e encontra o seu estímulo. Se tiver capacidade de tomar uma decisão, dará mais um passo para começar a mudar. Desafie-se todos os dias, conheça pessoas, se proponha a ter um hoje melhor que ontem, canalize forças e se prepare para o que vai acontecer na sua vida, um processo incrível de mudança, algo fantástico e engrandecedor que irá lhe transformar. Estimule-se. 

     

    Comente, deixe sua opinião e compartilhe experiências de inspiração para que possamos melhorar vidas através de nossa troca de ideias. Até a próxima.

     

    Adriano Moleiro








    Comentários Via Facebook


Adriano Moleiro

Copyright Adriano Moleiro 2025. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Diip. Design Marcelo Baldi.