Seja muito bem-vindo ao nosso blog. Este espaço visa criar um ambiente onde possamos exprimir pensamentos, teses, opiniões e questões que valem a pena ser discutidas e ampliadas através de textos com temas diversos baseados em experiências vividas e discutidas em nosso dia a dia.
No decorrer de minha carreira e vida pessoal, procuro sempre manter ao meu lado pessoas e profissionais que agregam em meu crescimento, na grande maioria das vezes são pessoas que me incomodam de alguma maneira, mesmo sem saber, que sempre me questionam e me fazem refletir sobre minha postura e opinião, profissionais que se destacam e continuam evoluindo mesmo que para a visão de alguns já tenham alcançado o sucesso. A maioria dessas pessoas se tornam grandes amigos que contribuem para um aprendizado único e engrandecedor. Acredito que aprender novos conceitos e até mesmo mudar de opinião é a base de todo o crescimento profissional e pessoal.
Começarei falando sobre um dos principais fatores que guiam nossas decisões pessoais e profissionais, que nos influenciam e nos levam a tomar decisões cotidianas às vezes sem perceber a importância de cada um. Toda mudança, inovação e avanço do ser humano passa pelo que eu chamo de “fatores decisivos de evolução”, hoje me aprofundarei no escolhido para a temática desse post, o fator “I”.
O fator “I”
“I” de INCOMODO, de INÍCIO.
Pessoas incomodadas se mudam! Sim, esta frase é para lembrar daquele velho ditado utilizado por quem não queria aceitar opiniões diferentes, quem não sabia ouvir o que o outro tem a dizer e normalmente não respeitava divergências em relação ao que considerava a correto. Profissionais que impunham sua presença e arrogância sem analisar o que isso resultaria no futuro.
Pessoas incomodadas realmente se mudam, se mexem, saem do lugar, da sua zona de conforto, buscam aprender algo novo todos os dias. Profissionais que são movidos por esse fator se reinventam todos os dias, sempre se perguntam onde podem melhorar, o que podem fazer diferente, buscam novos caminhos. Quando esses profissionais encontram organizações que possuem o mesmo fator o sucesso praticamente inevitável, empresas com novas ideias, abertas a pessoas que trabalham de maneira única, criativa, quebrando paradigmas. Não é incomum encontrar profissionais vistos como bem-sucedidos procurando outra posição, outro cargo, até mesmo outra organização que tenha os mesmos princípios, eles sentem que precisam se mexer, não se acostumam com as rotinas tradicionais, tornam suas decisões o início de novos ciclos e projetos, assumem riscos e responsabilidades, tomam iniciativa.
É o que estamos iniciando aqui: um novo projeto, uma busca de outros caminhos, ideias e aprendizados. Mesmo que me sinta feliz, estou sempre incomodado com o estado que me encontro, preciso de mais! E eu espero contribuir com o seu dia, colocar um sorriso no seu rosto, uma ruga de pensamento e incômodo na sua testa e espero que depois ela seja desfeita com um sentimento de alivio e crescimento. Que você queira sempre mais, que se pergunte cada vez mais, que busque o que poucos buscam, que se lembre dos conselhos de nossos avós dizendo que o conhecimento é uma das poucas coisas que ninguém tira de você! Conhecimento não ocupa espaço.
Incomode-se
Para cada assunto abordado leve com você um ensinamento, e repasse tudo aquilo que incomodou e mexeu com você. Torne-se um multiplicador de ideias e de boas atitudes, faça seu trabalho bem feito, procure pessoas que amam aquilo que fazem para estar ao seu lado e sua vida profissional será muito mais agradável. O início desse sentimento de incômodo, que às vezes você não sabe o que é, pode ser o que falta para impulsionar os próximos fatores de seu desenvolvimento. Incomode-se, não aceite a mesma resposta todas as vezes, faça perguntas de maneiras diferentes, mesmo já sabendo a resposta. Defina o início de um novo ciclo, de um novo objetivo, do próximo passo que precisa ser dado.
Pense sobre isso durante esta semana, faça uma lista dos objetivos que você tem e quais você pode melhorar, ampliar, trocar. Analise o que você falta para você alcançar ou redirecionar estes objetivos.
Comente abaixo algum momento que você se incomodou e qual decisão você tomou, qual passo você deu para sair do lugar. Espero que esta seja a primeira de muitas trocas de experiências que ainda teremos. Se você se incomoda com algo, sente que precisa se mexer, este é o princípio e a base para o próximo fator. Nos vemos em breve!
Adriano Moleiro